É com muito orgulho que venho aqui trazer para vocês a minha primeira análise do meta. O artigo é baseado em como ocorrem as partidas dos Duelos Galácticos (dg) ao longo do mês, comentando sobre bans, uso e eficiência.
O tier dominante
Não é novidade para ninguém que Kanon de Gêmeos domina o jogo. Múltiplos ataques com dano verdadeiro (que mudam de alvo aleatoriamente, podendo pegar cavaleiros invisíveis), ressureição, invisibilidade e um poder que aumenta ao longo da partida fazem dele o padrão do que podemos considerar o cavaleiro ideal. Em virtude disso, ele é banido constantemente, sendo o cavaleiro mais difícil de usar atualmente. Apesar de todo esse poder de fogo, ele possui fraquezas, que se forem bem exploradas, ele costuma sair da partida antes de poder alcançar o terceiro ataque extra. Como? Saga Maligno com Víbora-de-chifres/Lança chamas/Impressão Espiritual/Pérolas de Naga fazem com que ele resista ao ataque do KanonG e ainda seja capaz de derrubá-lo em seu contra ataque. Além dele, temos o Milo, que não ataca diretamente, mas é capaz de acertar oponentes invisíveis (contando com um pouco de sorte).
Guia para quem ainda não sabe como evoluir o KanonG: https://yukishi.wixsite.com/website/kanong
Além do KanonG temos outro cavaleiro que praticamente não sai das partidas de nível mais alto: Thanatos. A versatilidade do Deus da Morte é impressionante: funciona em times com baixo consumo de energia (times de Saga Maligno), times que consomem energia de maneira moderada (com Afrodite, por exemplo), times de late game (com Shiryu Divino/Myu/Shun Divino) e em times baseados no Hades. O motivo desta versatilidade é a segunda passiva dele, que no nível 5 causa um dano absurdamente alto, geralmente matando na hora quem está marcado. Como derrotar? O maior counter do Thanatos atualmente é o Shun de Armadura Divina, que impossibilita que o dano seja fatal, podendo devolver uma quantidade generosa de dano em área no turno seguinte.
Guia para utilizar/derrotar o Thanatos:
O tier dos suportes
Se engana quem pensa que o metagame é definido apenas pelos atacantes. Quem barra algum atacante de subir de tier são os suportes. Atualmente, os que dominam o jogo são: Shun de Armadura Divina (sendo o mais usado), Shun do Submundo e Odisseu de Ofiuco.
O motivo:
Shun de Armadura Divina é counter de Saga Maligno, KanonG (protege um alvo prioritário, devolve dano em área), Afrodite e pode segurar um ataque que mata todos do time vindo do Mu, permitindo uma última chance para alguém tentar finalizar a partida que estaria perdida sem a proteção da corrente.
Shun do Submundo é responsável por mitigar o dano causado a cavaleiros que ainda não agiram, então é muito comum ver a proteção dele tornando o dano de ataques básicos simplesmente se tornando nulos ou até mesmo fazendo com que o alvo acabe recuperando pv ao invés de perder. Sem sombra de dúvidas, o cavaleiro de maior destaque em times com Milo e Afrodite.
Odisseu de Ofiuco acabou de entrar no jogo e já surge como um dos mais utilizados. O motivo é simples: ele chega como o melhor healer do jogo, curando quantias absurdamente altas de pv em uma ação. Além disso, aumenta resistências, pode tirar escudos, devolve dano em alvo simples e/ou em área, ressuscita e coloca alvos para dormir. Imprime, xeroca e scaneia hahaha.
O tier das boas opções
Se tem uma coisa que o jogo nos ensina rapidamente é: não tem como ter todos os cavaleiros com habilidades upadas. E, dependendo do nível da conta, raramente terá acesso a muitos cavaleiros também. Por isso, trago as opções perfeitamente viáveis de utilizar e ainda assim poder bater de frente com times que possuam um ou mais cavaleiros de tiers mais altos:
June de Camaleão: Dividir e reduzir dano. É a única função dela e ela faz isso muito bem. O único problema é se tem um Milo no outro time e ele já deixou dois cavaleiros com duas marcas no seu time. Às vezes é melhor não ativar a vinha para poder vencer.
Athena: Gera energia e pode eliminar cavaleiros, mesmo na corrente do Shun Divino. Além disso, ela pode tomar dano letal e continuar lá executando e sendo, sem sombra de dúvidas, o pior pesadelo do Saga Maligno.
Shaka de Virgem: Controle forte, controle bonito, controle formoso. Silenciar e abafar o time adversário é algo que só quem já ficou só na vontade de bater sabe como incomoda. Isso, claro, sem contar que pode ter um Desacelerador no cosmo lendário e atrapalhar todo o time.
Mu de Áries: Junto com a June e o Odisseu, ele pode fazer com que seu time fique imortal. É insuperável no late game, já que depois que ele levanta 4 Muralhas, já fica complicado de atacar o time dele. Geralmente vence com uma única Extinção Estelar. Protege o time, se cura sozinho, dano baseado no dano que o seu time recebeu. Com a Luna ele vira a maior ameaça possível. Única e exclusivamente para Mu com reparo, ok?
Shiryu de Armadura Divina: O tanque mais tanque do jogo funciona de maneira simples: ergueu o escudo, ninguém mais derruba. Se ele tiver um Odisseu ou alguém que possa curar o time, não tem como passar por ele. Se o Odisseu estiver do outro lado, ele não joga e só causará dano em quem bater nele. É uma das melhores opções para quem tem cavaleiros mais frágeis no time.
Afrodite de Peixes: Dente de Dragão. Esse cosmo e esse cavaleiro com mais do que 5 de energia disponível são capazes de limpar cavaleiros do outro lado com muita facilidade. Isso sem contar que ele se cura completamente após metralhar o time adversário com rosas. Sem reparo, sem peixinho dourado na partida. Melhor amigo dele: Guilty.
Myu de Papillon: Sabe aquele cara que ninguém dá bola até ver ele levando todo o time? Então. Fica ali quietinho e quando começa a bater, não para mais. Bate de graça, ataca mais de uma vez e tem um hp/resistência obscenos. Anda junto com o Shiryu, normalmente. Se tiver Thanatos no outro time, ele não chega nem a sair do casulo.
Hyoga de Cisne Dourado: Não bate, quase não causa dano, tem pouco hp. Em compensação, redireciona os ataques para o alvo determinado por ele, fazendo com que o Shiryu Divino passe a Excalibur em todo mundo que não deu bola pro Hyoga no começo da partida. Se o alvo dele atacar, o Hyoga ainda dá um dano baixo junto. Todo dano é dano né.
Guilty: Ele explode o Afrodite para que ele possa pegar as 12 rosas da passiva. Só isso mesmo.
Tem mais alguém que seja útil?
Vamos de acordo com o que se encontra nos duelos:
Por enquanto eu acredito que o meta deva se estabilizar até a chegada do Lune de Balron ou do Hyoga de Armadura Divina, que devem chegar em breve. Até a próxima!
Comments